quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Consumidor Responsável - Se informe !

Hábitos de Consumo
Os hábitos de consumo em excesso podem ser denominados também de “consumismo”. É a expansão da cultura do “ter” em detrimento da cultura do “ser”. O consumo invade diversas esferas da vida social, econômica, cultural e política. Neste processo, os serviços públicos, as relações sociais, a natureza, o tempo e o próprio corpo humano se transformam em mercadorias.
Os indivíduos passam a ser reconhecidos, avaliados e julgados por aquilo que consomem, vestem ou calçam, pelo carro e pelo telefone celular que exibem em público.
A abundância dos bens de consumo, continuamente produzidos pelo sistema industrial, é considerada, freqüentemente, um símbolo do sucesso das economias capitalistas modernas. No entanto, esta abundância passou a receber uma conotação negativa, sendo objeto de críticas que consideram o consumismo um dos principais problemas das sociedades industriais modernas, ocasionando sérios desequilíbrios ecológicos.

Conseqüências dos Hábitos de Consumo: a partir do crescimento do movimento ambientalista surgem novos argumentos contra os hábitos consumistas, deixando evidente que o padrão de consumo das sociedades ocidentais modernas, além de ser socialmente injusto, é ambientalmente insustentável.
A crise ambiental mostrou que não é possível a incorporação de todos no universo de consumo em função da grande maioria dos recursos naturais não serem renováveis. O ambiente natural está sofrendo uma exploração excessiva que ameaça a estabilidade dos seus sistemas de sustentação, causando:

  • Exaustão de recursos naturais renováveis e não renováveis
  • Desfiguração do solo
  • Perda de florestas
  • Poluição da água e do ar
  • Perda de biodiversidade
  • Mudanças climáticas e etc.


Diante disso, a partir da percepção de que os atuais padrões de consumo estão nas raízes da crise ambiental, a crítica ao consumismo passou a ser vista como uma contribuição para a construção de uma sociedade mais sustentável.
Mas como o consumo faz parte do relacionamento entre as pessoas e promove a sua integração nos grupos sociais, a mudança nos seus padrões torna-se muito difícil. Por isso, este tema vem fazendo parte de programas de educação ambiental.
Esse aumento de produção é ocasionado, principalmente, pelo aumento populacional e seu conseqüente aumento no consumo. E você? Como avalia suas atitudes em relação ao consumo? Pense nisso!

Para te ajudar a pensar mais faça o teste: Você é um consumidor responsável?

Entre no site: http://www.idec.org.br/. No campo busca digite teste.

Coisas de taty....

Nenhum comentário:

Postar um comentário